O FGTS é uma espécie de poupança destinada aos trabalhadores contratados pelo regime da CLT (celetistas). Todos os meses o empregador deposita 8% dos vencimentos do empregado no fundo. Embora os valores depositados no FGTS sejam de propriedade do empregado, ele não podem ser sacados a qualquer momento.

Há não muito tempo atrás o FGTS somente era liberado em caso de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa e para fins de aquisição da casa própria por financiamento imobiliário. A coisa foi flexibilizada e outras modalidades de saque passaram a ser permitidas.

Atualmente, ainda existem algumas possibilidades de saque dos valores do Fundo. Todos os anos, o trabalhador pode resgatar parte de seu fundo no mês de seu nascimento. Tal modalidade de saque permite retirar até R$ 2,9 mil do fundo. O saque rescisão continua valendo e pode ser feita a opção por ele caso o empregado não queira optar pelo saque aniversário.

Quanto as modalidades rescisão e aniversário é preciso atenção, já que uma modalidade exclui a outra. Se você fez aniversário em junho, por exemplo, e optou por fazer o saque aniversário, você vai poder sacar o limite dessa modalidade, mesmo que seja demitido sem justa causa alguns meses depois.

No começo deste ano, o Governo Federal criou o Saque Extraordinário do FGTS. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a finalidade era movimentar a economia, injetando mais dinheiro na mão dos trabalhadores.  Os saques começaram no dia 20 de abril, seguindo um calendário que leva em conta o mês de nascimento do cidadão.

Essa modalidade de saque permitia a retirada de até R$ 1 mil. O prazo para a solicitação pelo aplicativo do FGTS se encerrou no dia 15/12 (quinta-feira). O dinheiro desta modalidade é liberado em 15 dias. Desse modo, quem deixou para a última hora, só poderá ter acesso aos valores no dia 30 de dezembro.

Então resumindo: 

  • Se você não solicitou o saque extraordinário pelo aplicativo infelizmente não poderá mais fazê-lo.
 
  • Se você deixou para a última hora e fez a solicitação até o dia 15/12 o valor será liberado no Caixa Tem em até 15 dias. 

Até agora o Governo Federal não se manifestou se haverá a possibilidade de um novo resgate extraordinário. Em virtude disso, acredita-se que a modalidade não será aberta novamente. Neste ano, os aniversariantes de dezembro, ainda podem solicitar o saque-aniversário.

Quem tiver dúvidas pode acessar o App FGTS, no menu Saque Extraordinário, ou ligar para o 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões.