Antes de mais nada, vamos mostrar as formas mais comuns de clonagem de cartão de crédito.  Saber como a clonagem é feita ajuda - e muito - a prevenir eventuais problemas.

Formas mais comuns de clonagem 

1. Phishing

O nome diz tudo.  Por meio desse golpe os golpistas tentam "fisgar" a vítima para roubar suas informações.  Para isso eles usam 'iscas' como promoções muito tentadoras que ao clicar levam para páginas que capturam os dados dos clientes, dentre eles as informações do cartão de crédito.

2. Compartilhamento de dados em redes sociais

Parece mentira, mas pessoas desprevenidas compartilham informações de seu cartão em redes sociais e aplicativos de mensagens.  É extremamente arriscado enviar fotos de seu cartão, principalmente frente e verso.  Por mais que você confie no destinatário do outro lado, o celular dele pode ser roubado ou hackers podem acessar o celular dele caso ele clique em qualquer link que apareça na frente. 

Não confie fotos de seu cartão para ninguém.  Há também outras formas de o cartão ser clonado, como o compartilhamento de informações em redes sociais e aplicativos de mensagens.

É muito perigoso enviar os dados do seu cartão, principalmente as fotos da frente e do verso dele. Por mais que você confie em quem está do outro lado, hackers podem acessar o celular e obter essas fotos, então evite fazer isso.

3. Cadastro do cartão em apps falsos

Outra forma de ter o cartão clonado é fazer o cadastro em aplicativos falsos.  Não baixe aplicativos fora das lojas da Apple e do Google se você tem informações de cartão gravadas no celular.  

4. Maquininha que clona o cartão

Nas compras presenciais o golpista pode se  “se enganar” na hora de inserir as informações da sua compra na maquininha do cartão.  Ele te dá a máquina com o campo "valor" ativado para preencher.  Se você estiver desatento vai digitar a senha quando ele pegar a máquina de volta sua senha estará na tela.  Bingo!  Ele agora tem sua senha enquanto a máquina clona o seu cartão. 

Agora ele tem todos os dados que precisa para realizar compras no seu cartão. 

Clonaram meu cartão, e agora?

Se clonaram o seu cartão agora não é hora de entrar em pânico. Para minimizar os danos você terá que manter a calma e tomar todas as providências.

Assim que notar alguma movimentação não autorizada em seu cartão, bloqueie imediatamente.  Hoje a maioria das operadoras tem aplicativos onde o bloqueio pode ser feito imediatamente.  Se não conseguir fazer isso pelo celular, olhe no verso do cartão e ligue para o SAC informando a compra não autorizada e realizando o bloqueio imediato. 

Abra uma contestação junto à administradora de cartões.  Cada administradora tem um procedimento específico, mas via de regra o que fazem é cancelar o cartão, emitir um novo e devolver o valor da compra na fatura atual ou na próxima. 

Depois de entrar em contato com a operadora, fazer a contestação da compra e pedir cancelamento/bloqueio do cartão, vá até a polícia e faça um boletim de ocorrências. 

Caso o valor da compra não seja estornado, entre nas pequenas causas e peça ressarcimento.  O banco/operadora tem obrigação de garantir a segurança de seus sistemas e sua responsabilidade é objetiva, ou seja, não depende da demonstração de culpa.  O que isso significa na prática é que caberá ao banco comprovar que você agiu com negligência, imprudência e imperícia e acabou por dar seus dados para algum golpista, o que é bem difícil de se fazer.

Além de ser uma causa de baixa complexidade e com alta probabilidade de ganho para o consumidor, você não precisará de um advogado caso o valor seja inferior a 20 salários-mínimos.  Veja AQUI como proceder.

Então resumindo
  • Se tiver aplicativo, imediatamente entre nele e bloqueie o cartão
  • Ligue para a operadora de cartão no número no verso, conteste a compra e peça o cancelamento do cartão.
  • Faça um boletim de ocorrências narrando o acontecido
  • Se o banco não ressarcir o valor da compra, entre com ação nas pequenas causas (Juizado Especial) 

 

Como prevenir a clonagem de cartões?

O melhor é sempre prevenir do que remediar, certo?  Então seguem algumas dicas para minimizar riscos e evitar esse tipo de dor de cabeça:
  • Só faça compras em sites seguros (https) e com boa reputação.  Dá uma olhadinha no RECLAME AQUI e pesquise antes de comprar.  Lá você poderá ver as ultimas reclamações e se identificar problemas com fraudes, corra e busque outra alternativa.
  • Crie o hábito de criar cartões virtuais.  No app da sua operadora você certamente terá uma opção de criar um cartão virtual que poderá ser bloqueado imediatamente caso tenha alguma atividade suspeita.  O bloqueio pode ser feito sem que tenha que ser cancelado o cartão principal. 
  • Parece desnecessário dizer, mas em tempos de redes sociais já vi muita coisa 'cabulosa'.  Então, nunca poste fotos de seu cartão na internet, mesmo que os dados não apareçam.  A simples foto - mesmo que sem os dados - dará dica aos golpistas de qual a sua operadora, facilitando eventual phishing. 
  • Não existe almoço grátis!  SEMPRE desconfie de promoções "imperdíveis" em links duvidosos.  Atualmente temos uma verdadeira chuva de links duvidosos de cursos, produtos e apps nos patrocinados de Instagram e Facebook.  Fuja deles.
  • Em compras presenciais mantenha sempre o cartão na mão e insira você mesmo na maquininha.  Não permita que ninguém saia de sua vista com o seu cartão na mão.  Isso vale também para os postos de gasolina.  Se a maquininha estiver longe da bomba, levante-se do carro e vá você mesmo passar o cartão.
  • Alguns aplicativos - como o do Nubank - permite o ajuste de limite para o cartão de crédito.  Se você tem um crédito alto, mantenha sempre em um valor pequeno disponível,  suficiente para pagar suas assinaturas recorrentes.  Caso alguém tente fazer uma compra em seu nome a operadora vai bloquear por falta de limite e você terá mais tempo para tomar providências. 
  • Se comprar muito online, faça cartões virtuais para cada loja onde você costuma comprar e os bloqueie logo após a operação.  Apenas os desbloqueie no momento da compra.  Assim que ela cair, imediatamente vá até o aplicativo e bloqueie novamente.  Mesmo que suas informações tenham caído nas mãos de golpistas, eles tentarão usar e darão com os burros n'agua.  
  • Bancos não ligam para pedir o número de seu cartão.  Bancos não mandam motoboy até a sua casa para pegar cartão para ser trocado.  Se você tem pais/avós idosos que possuem cartões de crédito, converse com eles e alerte sobre a prática de golpes desse tipo.  
Agora que você já sabe quais os tipos de artifícios usados pelos golpistas para clonar cartões, bem como o que você tem que fazer caso tenha sido clonado, você pode prevenir efetivamente que isso aconteça. 

Quanto mais rápido você agir, menores serão os danos.  Então acompanhe sempre o aplicativo de seu cartão.  Mantenha-o sempre atualizado e ative as notificações para que você fique sabendo de qualquer movimentação.